YouTube testa recurso para salvar vídeos offline no Brasil

Fazer streaming de vídeos no celular nem sempre é conveniente, ou mesmo possível. Às vezes você não tem conexão, e quando tem, isso gasta sua franquia de dados. Por isso, é importante oferecer a opção de baixá-los para assistir offline. A Netflix sabe disso, por exemplo — e o YouTube também.

Um botão “Salvar” está aparecendo no app do YouTube para alguns usuários no Brasil. Ao tocar nele, é possível fazer download em qualidade baixa (144p), média (360p) ou alta (720p). Você também fica sabendo quantos megabytes isso vai ocupar no seu smartphone ou tablet.

Então, basta acessar o vídeo na Biblioteca (na parte inferior da interface). Ele fica disponível para uso offline por até 48 horas. Os anúncios, se houver, são reproduzidos normalmente.

O leitor Wanderson de Souza, que obteve o recurso, diz ao Tecnoblog que baixou um vídeo e colocou o aparelho em modo avião para testar — a reprodução ocorreu sem problemas. Ele está na versão 12.45.56 do app para Android; eu também estou, mas o botão “Salvar” não aparece para mim.

Em comunicado, o Google diz: “estamos testando o YouTube Go no Brasil com uma amostra limitada. Ainda não há previsão de lançamento”.

Em 2014, o app do YouTube ganhou um modo offline, mas só na Índia. Em 2016, o Google resolveu criar um novo aplicativo do zero, chamado YouTube Go, também para os indianos: ele avisa quantos megabytes serão consumidos ao baixar, ou apenas assistir, cada vídeo; e permite compartilhá-los com usuários nas proximidades sem gastar internet.

Este ano, o YouTube Go entrou em beta público na Play Store, somente para usuários na Índia. Mas ele deve chegar a mais países em breve, pois faz parte do Android Go, versão do sistema operacional para smartphones básicos.

Outros serviços de streaming já permitem baixar vídeos para assistir offline, incluindo Netflix e Amazon Prime Video.

YouTube testa recurso para salvar vídeos offline no Brasil



Veja Mais…
Author: Felipe Ventura

Powered by WPeMatico