A evolução do SMS está chegando ao Brasil com ajuda do Google

O SMS recentemente comemorou seu aniversário de 25 anos, e diversas empresas estão trabalhando em seu sucessor, chamado RCS (Rich Communication Service) — é quase um WhatsApp que não gasta seu plano de dados.

O Google anunciou uma parceria com diversas operadoras na América Latina. Desta forma, você pode enviar mensagens RCS se estiver na Oi, Claro ou Vivo. Para tanto, você e o destinatário precisam usar o Android Mensagens.

Com o RCS, você pode criar bate-papos em grupo, ver quando alguém está digitando uma resposta, saber se o destinatário leu a mensagem, e até mesmo compartilhar fotos e vídeos de alta resolução. Ele tem suporte a emojis e também a jogos.

E há algumas aplicações comerciais, como explica Amir Sarhangi no blog do Google:

Por exemplo, uma companhia aérea pode fornecer uma experiência de check-in completa, com cartão de embarque e mapas de terminal, tudo através de mensagens. Ou você pode conversar com a sua operadora sobre fazer um upgrade do seu plano e aparelho, ou comprar um novo pacote de dados.

O serviço usará a nuvem do Google (Jibe RCS) para conectar operadoras em diferentes países, incluindo América Móvil, AT&T no México, Telefónica e Sprint. Por exemplo, um cliente da Claro no Brasil pode enviar uma mensagem para um cliente da Sprint nos EUA.

Para o Google, a grande vantagem do RCS é o seu potencial de chegar a mais pessoas, tal como o SMS — que é utilizado por bilhões ao redor do mundo. O serviço será lançado “a partir deste ano” na América Latina, e estará disponível em breve para o mundo inteiro.

Com informações: Google.

A evolução do SMS está chegando ao Brasil com ajuda do Google



Veja Mais…
Author: Felipe Ventura

Powered by WPeMatico