As novidades do Android 8.1 Oreo, liberado para fabricantes

O Android 8.0 chegou a apenas 0,3% dos dispositivos, mas o Google já tem uma atualização. O Oreo 8.1 mostra por que alguns apps consomem tanta bateria; traz ajustes na interface; e resolve uma polêmica extremamente séria sobre emojis.

A tela de configurações de bateria agora mostra aplicativos que gastam muita energia, e o motivo disso. No exemplo abaixo, do Android Police, o Google Maps Preview está drenando a bateria porque pede a localização com frequência.

O Android também avisa se um app “acorda” seu smartphone com frequência — solicitando dados em segundo plano, por exemplo.

Há alguns pequenos ajustes na interface. Por exemplo, aparece um indicador de bateria de seus dispositivos Bluetooth nas configurações rápidas:

Dependendo do seu papel de parede, o Android adota um tema claro ou escuro automaticamente:

Quando você está na tela inicial ou no Google Feed e abre as notificações, ou pressiona o botão liga/desliga, o plano de fundo adota a cor predominante do seu papel de parede. (Em versões anteriores, ele ficava cinza.)

Outra mudança visível está nos emojis. No final de outubro, ocorreu uma pequena polêmica sobre a forma como o Google representa o hambúrguer (com o queijo por baixo da carne) e a caneca de cerveja (com líquido até a metade, e espuma na borda).

É algo bobo, claro, mas o CEO Sundar Pichai tomou isso como uma prioridade e os dois símbolos foram modificados no Android 8.1, como você pode ver abaixo:

Nos bastidores, o Oreo agora permite que um aplicativo guarde informações compartilhadas na RAM, que podem ser acessadas por outros processos, melhorando o desempenho. Além disso, será possível fazer operações de redes neurais com aceleração por hardware, graças ao TensorFlow Lite.

E no caso do Pixel 2 e 2 XL, desenvolvedores podem usar o coprocessador de imagem Visual Core, até então inativo. Ele foi desenvolvido pelo Google e permite que apps de terceiros usem o processamento de fotos em HDR+, assim como o app nativo de câmera.

O Android 8.1 Oreo foi liberado para as fabricantes nesta terça-feira (5), e chega inicialmente a todos os smartphones Pixel, assim como ao tablet Pixel C, Nexus 5X e Nexus 6P.

Ele veio acompanhado pelo Android Oreo Go Edition (ou simplesmente Android Go), versão simplificada para dispositivos que têm entre 512 MB e 1 GB de RAM.

Com informações: The Verge, Android Police.

As novidades do Android 8.1 Oreo, liberado para fabricantes



Veja Mais…
Author: Felipe Ventura

Powered by WPeMatico